Município registra primeiro caso de dengue com transmissão local e intensifica alerta
Foto: Freepik/Ilustrativa.
A cidade de Tubarão registrou, nesta semana, aumento no número de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, o total passou de 23 para 31 focos entre a última semana e esta quarta-feira (4).
No mesmo período, foram registradas 16 notificações relacionadas à dengue. Destas, 15 foram descartadas, três seguem como casos suspeitos e houve a confirmação do primeiro caso com transmissão autóctone, quando a infecção ocorre dentro do próprio município.
A Secretaria de Saúde também esclareceu uma informação divulgada em boletins anteriores. Ao contrário do que havia sido informado, não há registro de internações por dengue em Tubarão em 2026. O equívoco ocorreu durante a compilação dos dados.
Os focos do mosquito estão distribuídos pelos bairros Oficinas (5), Morrotes (4), Centro (4), Recife (3), Fábio Silva (3), Dehon (2), Revoredo (2), Vila Moema (2), Humaitá (2) e Santo Antônio de Pádua (2).
Com o aumento dos registros, a Vigilância Epidemiológica reforça a importância da participação da população no combate ao mosquito, por meio da eliminação de recipientes que acumulam água parada, da vedação correta de caixas-d’água e da limpeza regular de calhas e ralos.
Denúncias sobre possíveis focos do Aedes aegypti podem ser feitas à Ouvidoria do município pelo telefone (48) 3621-9051 ou pelo e-mail [email protected].
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.