Terça-feira, 15 de julho de 2025
Buscar
Fechar [x]
GERAL
25/07/2024 11h03

Ministério Público investiga destino de animais do zoológico do parque Beto Carrero World

Justiça requer informações detalhadas sobre os animais que ainda estão no zoológico e sobre as autorizações necessárias para seu deslocamento e remoção

Foto: Reprodução

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) instaurou uma notícia de fato para apurar o deslocamento e o destino dos animais que faziam parte do zoológico do Parque Beto Carrero World. A Promotora de Justiça Daniela Carvalho Alencar enviou ofícios ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e à procuradora da empresa J.B. World Entretenimento S/A, responsável pelo parque, solicitando esclarecimentos.

O ofício da 1ª Promotoria de Justiça requer que o IMA forneça informações detalhadas sobre os animais que ainda estão no zoológico e sobre as autorizações necessárias para seu deslocamento e remoção. O prazo para essa resposta é de dez dias.

Simultaneamente, a procuradora da J.B. World Entretenimento S/A deve informar ao MPSC sobre a lista de animais que habitaram o zoológico nos últimos 12 meses. A empresa precisa especificar quais animais foram retirados, quais permanecem no local, seus destinos e as licenças do IMA relacionadas a essas operações.

A Promotora Daniela Carvalho Alencar destacou a urgência da investigação: "Chegou ao conhecimento do órgão ministerial que o zoológico do Parque Beto Carrero World está em iminência de fechamento. Há necessidade de apurar a destinação adequada dos animais para garantir sua proteção e bem-estar, além de verificar a conformidade com as autorizações do órgão gestor de fauna do Estado de Santa Catarina."

O MPSC aguarda as respostas do IMA e do parque. Para auxiliar na apuração, a 1ª Promotoria de Justiça de Penha solicitou apoio ao Grupo Especial de Defesa dos Direitos dos Animais (GEDDA) do MPSC.



 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em nota, a administração do Parque Beto Carrero World esclareceu que a remoção dos animais foi realizada em conformidade com as autorizações e práticas ambientais competentes. "Todos foram encaminhados a empreendimentos devidamente autorizados e em conformidade com os órgãos ambientais competentes. Tudo foi feito de acordo com as melhores práticas. Conforme procedimento do IMA, entendemos que é prudente manter o destino específico dos animais em sigilo para garantir a segurança dos animais e dos empreendimentos que os recebem," informou o parque.



 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do Whatsapphttps://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J  


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.