A Defesa Civil alerta para a continuidade do clima instável no estado
Quatro cidades decretaram estado de emergência devido às fortes chuvas em Santa Catarina. Desde a manhã desta quinta-feira (16), o estado tem enfrentado intensos temporais, que já causaram danos significativos em Balneário Camboriú, Camboriú, Governador Celso Ramos e Tijucas. Em Tijucas, o maior volume de chuva registrado até a tarde chegou a 280 milímetros, agravando a situação.
A Secretaria Estadual de Defesa Civil emitiu alerta para alagamentos, enxurradas, deslizamentos, quedas de árvores e possíveis interrupções nos serviços de energia elétrica. A situação em Itajaí, no litoral norte, é preocupante: entre a madrugada e a tarde de hoje, a Defesa Civil local atendeu 35 ocorrências, incluindo sete deslizamentos que afetaram 20 pessoas e um animal. Apesar disso, com a interrupção da chuva, as áreas alagadas começaram a drenar, reduzindo o risco imediato de enchentes.
Em Balneário Camboriú, todos os bairros registraram alagamentos, deixando ruas e avenidas intransitáveis. Unidades de saúde de sete bairros tiveram atendimento suspenso, e três abrigos emergenciais foram abertos para acolher famílias. A prefeita Juliana Pavan ativou o Plano Municipal Emergencial e convocou voluntários para reforçar os esforços de resposta.
A capital Florianópolis também foi duramente impactada. A Universidade Federal de Santa Catarina suspendeu atividades presenciais até sexta-feira (18) e áreas críticas, como o Hospital Infantil Joana de Gusmão, foram atingidas, mas os serviços foram rapidamente restabelecidos.
A Defesa Civil alerta para a continuidade do clima instável e reforça a recomendação para que moradores em áreas de risco fiquem atentos aos alertas meteorológicos, disponíveis por SMS. As autoridades seguem monitorando a situação para mitigar os impactos nos próximos dias.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J