A Campanha da Fraternidade de 2025, que começa hoje, nos convida a refletir sobre a urgência de cuidar da nossa Casa Comum, promovendo uma ecologia integral que conecta a fé cristã com a responsabilidade socioambiental. No contexto dos 10 anos da promulgação da Encíclica Laudato Si, dos 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco, do ano da COP-30, que será realizada no Brasil, e inspirada pelas realidades locais que tanto nos desafiam, a Campanha da Fraternidade deste ano propõe ações que integram espiritualidade, justiça social e o cuidado com o meio ambiente, oferecendo caminhos para uma conversão integral. Com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom”, a campanha nos chama a acolher tudo como dom, a reconhecer com gratidão a generosidade de Deus para conosco, a louvar o Criador e a cuidar da criação.
Entrelinhas
O projeto de lei de autoria do vereador Gelson Bento, do Progressistas de Tubarão, que denomina uma via pública no bairro da Passagem como Rua Ronaldo Delpizzo, foi aprovado por unanimidade. Também foi aprovado o projeto dos vereadores João Zaboti e Marcone Joaquim de Oliveira, que inclui a Doce Páscoa, o Arraiá da Zofa, o Dia das Crianças Mágico e o Natal Encantado, todos do bairro Oficinas, no Calendário Oficial do município.
Durante um almoço realizado em Tubarão na semana passada, estiveram reunidos o prefeito, Soratto, a deputada estadual Ana Campagnolo, presidente estadual do PL Mulher, o secretário de Proteção e Defesa Civil, Mario Hildebrandt, a coordenadora regional do PL Mulher, Graziele Soratto, e os vereadores Nilton de Campos e Paula Anacleto. Foram tratadas demandas da região.
Dirigentes do partido Progressistas no estado estão tentando convencer o deputado estadual Pepê Collaço a disputar a eleição do ano que vem como candidato a deputado federal. O partido precisa formar uma chapa forte para a Câmara Federal, e Pepê é visto como um nome que agregaria apoio em toda a região sul. O deputado está analisando o pedido.
A pobreza afeta 14,2% dos trabalhadores brasileiros. Essa parcela da população vive com uma renda per capita abaixo de US$ 6,85 por dia, ou seja, R$ 665 por mês, de acordo com dados do IBGE. A situação é mais prevalente entre trabalhadores sem carteira assinada e, principalmente, na agropecuária.
A vereadora Heloisa Cardoso, do MDB de Capivari de Baixo, está convidando todas as mulheres do município para participarem do encontro “Entre Elas”, que será realizado no próximo sábado, dia 8. A programação prevê atividades às 9h, em frente ao Ginásio de Esportes Juan Manoel dos Santos, e às 14h, no Parque Diamante Mais Energia. A participação é gratuita e haverá sorteio de brindes.
Política
Arilton Barreiros de Souza, é Filho de Jaime Eufrázio de Souza e Maria Zilá Barreiros. Casado com Maria de Lourdes Machado de Souza e pai de duas filhas, Eloise e Andresa, casadas com Hélio e Fernando respectivamente. Tem três netos, Davi, Frederico e Esther. Natural de Tubarão, onde nasceu em 7 de março de 1950. Grau de escolaridade secundário. Radialista desde 1964 e jornalista a desde 1978. Passou pelas rádios Tabajara, Tubá, Verde Vale, Santa Catarina e Nativa. Fundador das Rádios Verde Vale em Braço do Norte e Tabajara FM, em Tubarão. Colunista do Jornal Diário do Sul e 4 anos do Notisul do qual foi um dos sócios fundadores. Durante um ano foi repórter da extinta TV Eldorado de Criciúma. Apresentou um programa na TV Cabo, canal 20 em Tubarão e assina atualmente coluna semanal no Jornal da Cidade e Regional Sul. Foi presidente da Liga Tubaronense de Futebol, presidente do seu quadro de árbitros e presidente da Junta Disciplinar Desportiva. Participou da fundação da Combentu e das diretorias do Lar da Menina e da Apit, Associação dos Profissionais de Imprensa. É cursilhista desde 1974 e foi vice presidente regional sul da Acaert, Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão. Também secretário do Sindicato dos Empregadores de Rádio e TV de Santa Catarina. Na Rádio Verde Vale foi locutor e gerente da emissora de 1984 a 1994 e nesses 10 anos sempre lutou para o desenvolvimento da região. Foi graças ao trabalho da emissora que o trevo de entrada de Braço do Norte foi mudado, a agência do INSS foi criada, as estradas de Braço do Norte a Grão Pará e de Braço do Norte a Rio Fortuna foram asfaltadas e o ginásio de esportes de Rio Bonito foi construído. Graças a emissora vários médicos migraram para Braço do Norte e o crescimento da região foi sentido por todos. Participou das Copas do Mundo de Futebol em 1994 nos Estados Unidos, em 1998 na França e em 2006 na Alemanha. Em 2002 lançou o livro Por uma Vida Melhor com escritos e mensagens que leu em seus programas no rádio. Foram comercializados 3 mil livros.