Animal peçonhento foi identificado em novo ponto da cidade e especialista alerta que limpeza é única forma de combate
A presença de escorpiões em Braço do Norte tem preocupado moradores e autoridades de saúde. Depois de registros confirmados nos bairros Santa Luzia e São Maurício, um novo animal foi capturado agora no bairro Rio Bonito, elevando o nível de atenção na cidade. A informação foi confirmada pela bióloga Sabrina Fernandes Cardoso, da Regional de Saúde de Tubarão, em entrevista ao Hora Hiper na manhã desta quinta-feira (17).
Segundo a especialista, o aumento dos casos está diretamente ligado à ausência de predadores naturais do escorpião, como galinhas, sapos, corujas e gambás, que já não são mais encontrados com facilidade em áreas urbanas. “Infelizmente, esses animais que controlavam a população de escorpiões estão sumindo, o que favorece a proliferação do peçonhento”, explicou.
Sabrina também destacou que não há veneno capaz de eliminar os escorpiões de forma eficaz. A principal forma de prevenção continua sendo a limpeza e organização dos espaços. “A única maneira de controlar é eliminar entulhos, mato alto, lixo acumulado e locais que possam servir de abrigo”, alertou.
A Secretaria de Saúde de Braço do Norte segue monitorando os casos e orienta a população a acionar as equipes de vigilância ao encontrar um escorpião.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.