O caso envolve pessoas que não cumpriam os requisitos de naturalidade ou de residência mínima no estado
Foto: Roberto Zacarias/Secom
Investigados por irregularidades no programa Universidade Gratuita, 43 candidatos foram indiciados pela Polícia Civil de Santa Catarina após a conclusão de um dos inquéritos que apura fraudes no acesso ao benefício. O caso envolve pessoas que não cumpriam os requisitos de naturalidade ou de residência mínima no estado.
O inquérito foi finalizado no dia 22 de agosto de 2025 e encaminhado ao Ministério Público e ao Poder Judiciário, mas a divulgação ocorreu apenas nesta quarta-feira (17).
As apurações tiveram início a partir de um relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC), que apontou possíveis irregularidades em 335 candidaturas — 218 relacionadas à declaração de naturalidade e 117 à residência mínima de cinco anos em Santa Catarina.
De acordo com a Polícia Civil, o relatório preliminar reduziu o número de investigados de 335 para 119, chegando ao fim com 43 indiciados.
Outros dois inquéritos continuam em andamento: um apura a participação de candidatos com patrimônio superior a R$ 1 milhão, e o outro investiga inconsistências em declarações prestadas ao programa.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.