Conforme o laudo, de 26 páginas, o desabamento ocorreu em virtude da retirada de barras provisórias (escoras) da estrutura do telhado do ginásio
O Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP) concluiu nesta terça-feira, 9 de fevereiro, o laudo da perícia de engenharia que apurou o desabamento da estrutura metálica, ocorrido em 18 de novembro de 2020, no ginásio de esportes em construção no bairro Nossa Senhora de Fátima, em Braço do Norte.
Conforme o laudo, sintetizado em 26 páginas, o desabamento ocorreu em virtude da retirada de barras provisórias (escoras) da estrutura do telhado do ginásio. O documento aponta ainda que a causa determinante para a queda foi devido ao movimento de giro do eixo longitudinal das tesouras.
O ginásio vinha sendo fiscalizado semanalmente pela municipalidade, no entanto, no dia 18 de novembro, ocorreu o imprevisto.
A conclusão do laudo pericial foi apresentada pelo engenheiro da Prefeitura, Richard Picolo Tramontin, na manhã desta quarta-feira, 10, para o prefeito, Beto Kuerten Marcelino, para o secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico, Vânio Oliveira (Vaninho) e para o gestor de convênios Jeferson Hemkemeier.
De acordo com o prefeito, agora será viabilizada a realização de uma perícia técnica no local que avaliará a estrutura. Também será feito o levantamento dos prejuízos. “Isso será determinante para que possamos dar continuidade à execução da obra”. Também serão vistas quais as possibilidades jurídicas para o caso.
Um inquérito policial já tramita na delegacia da cidade e segundo delegado Eder Mate, responsável pelo caso, pessoas já foram ouvidas e outros serão chamadas. O delegado afirmou que ainda precisa estudar o laudo do IGP para poder se manifestar sobre o assunto.
A Obra
Orçada em aproximadamente R$ 2,5 milhões, com recursos do Ministério dos Esportes, viabilizados pelo ex-deputado João Paulo Kleinübing, a obra iniciou em 2019.
O projeto contempla 2.214 metros quadrados, arquibancadas nas duas laterais, vestiários, banheiros, cabine de imprensa e depósito e a sua lotação supera os 1.600 ocupantes. Para se ter uma ideia, a lotação máxima do Ginásio Atílio Ghisi é de 375 pessoas.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Acesse https://chat.whatsapp.com/HeG3PqbYKi46U6f677uvai