Reconhecido por sua atuação em ciência, tecnologia e inovação em SC, ele deixou legado na educação superior e no fomento à pesquisa
Foto: Divulgação
O professor e gestor público Fábio Zabot Holthausen faleceu na manhã desta segunda-feira (9), deixando um legado importante para o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação de Santa Catarina.
Advogado de formação, com mestrado em Direito Constitucional e MBA em Gestão Empresarial, Holthausen foi presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) entre 2019 e 2022. Durante sua gestão, liderou programas de fomento à pesquisa científica, inovação tecnológica e empreendedorismo, incluindo ações voltadas à interiorização da inovação e à criação de Centros de Inovação no estado.
Ao longo da carreira, também atuou em conselhos estratégicos como o CONFAP, Sapiens Parque, IFSC e FURJ, além de coordenar projetos acadêmicos e de empreendedorismo, como a Agência de Inovação da Unisul (AGETEC) e o Parque Científico e Tecnológico UniParque. Foi professor universitário por mais de duas décadas e autor de livros e artigos na área jurídica e de ciência e tecnologia.
Recentemente atuava como diretor de Inovação e Empreendedorismo na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), liderando projetos que estimulavam a cultura de inovação, o empreendedorismo acadêmico e a integração entre universidade e mercado. Também ocupava a vice-presidência de Educação do movimento Excelência SC, dedicado a fortalecer a qualidade da educação e formar novas lideranças no estado.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.