A segunda parcela do 13º deve ser paga até 20 de dezembro
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo
Começa nesta sexta-feira (28) o pagamento da primeira parcela do 13º salário para trabalhadores com carteira assinada. A data foi antecipada neste ano porque o prazo final, 30 de novembro, cai no domingo. Empregadores têm até esta sexta para realizar o depósito.
O 13º salário é um direito previsto na Constituição Federal e vale para empregados do setor privado, domésticos e rurais. O pagamento pode ser feito em parcela única ou dividido em duas, conforme a decisão da empresa ou do empregador. Também é possível receber o adiantamento junto com as férias, desde que solicitado até janeiro. Quem optou por essa modalidade não recebe o valor agora — somente a segunda parcela, paga até 20 de dezembro.
Aposentados e pensionistas do INSS também têm direito ao 13º. Em 2025, o governo federal antecipou o pagamento: a primeira parcela foi liberada entre 24 de abril e 8 de maio, e a segunda entre 26 de maio e 6 de junho. Já quem começou a receber o benefício após junho deste ano terá o valor pago em parcela única. Os depósitos começaram na segunda-feira (24) e seguem até 5 de dezembro, conforme o número final do NIS.
O cálculo do 13º salário considera a média da remuneração anual, incluindo horas extras, comissões, gratificações, adicional noturno e de insalubridade — mas sem vale-transporte e vale-alimentação. A primeira parcela corresponde a 50% do valor bruto, sem descontos. A segunda inclui os abatimentos de INSS e Imposto de Renda.
A segunda parcela do 13º deve ser paga até 20 de dezembro, prazo que se mantém mesmo com a antecipação da primeira.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.