Sexta-feira, 06 de fevereiro de 2026
Buscar
Fechar [x]
GERAL
21/04/2022 17h23

Inédito: Imbituba recebe o projeto Dorinha pelo Brasil

Somente outras 29 cidades no País foram credenciadas com as rodas de leitura inclusiva 

O município de Imbituba recebeu um evento inédito na tarde desta quarta-feira (20). Somente outras 29 cidades no País foram credenciadas. É o projeto “Dorinha pelo Brasil”, que faz parte da Rede Nacional de Leitura Inclusiva.

Além de Imbituba, a Capital do Estado, Florianópolis, também foi beneficiada. O projeto de leitura conta as aventuras de Dorinha, uma personagem de Maurício de Souza que é cega, usa bengala e é baseado na história de Dorina de Gouvêa Nowill.

Dorina, que morreu em 2010 aos 91 anos, foi uma educadora brasileira, filantropa e empresária, que ficou cega aos 17 anos e trabalhou, intensamente, em campanhas em prol dos deficientes visuais.

“A gente pesquisou junto aos nossos parceiros de todas as regiões as cidades que poderiam receber o projeto Dorinha pelo Brasil. Então, são 30 cidades, entre estas Imbituba, que terá as 30 rodas de leitura. Nesses encontros são apresentados os kits da coleção Dorinha”, afirmou a articuladora de rede, Perla Assunção.

Os kits possuem livros com as aventuras de Dorinha e a Turma da Mônica, adaptados em braile para as pessoas cegas e com letras grandes para as que têm baixa visão. Além disso, também fazem parte do acervo CDs com audiodescrição das histórias (veja mais fotos abaixo).

Heloisa Fernandes Querino, estudante de gastronomia, que tem baixa visão, participou da tarde de leitura na Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa. Para ela, que é uma apaixonada pelos livros, ter acesso a um material adaptado, em braile, com letras grandes e audiodescrição é uma vitória para toda a comunidade.

“Hoje, a maioria dos livros tem letra miudinha. Eu mesmo passo muita dificuldade para ler. Então, foi muito bom saber que vai ter gente, com deficiência visual, que poderá ler e entender as histórias”, enfatizou emocionada.

Para Aline Pacheco, supervisora da educação especial do município, esse tipo de ação é fundamental para a importância do tema. “Existe um mundo muito maior que o nosso, que, muitas vezes, desconhecemos. Esse projeto é importante demais para a biblioteca, porque amplia os horizontes sobre o assunto. É muito bacana ver o encantamento das pessoas com deficiência visual quando conseguem ler os livros”, ressaltou Aline.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O evento da Rede Nacional de Leitura Inclusiva foi o quarto realizado pela Biblioteca Pública de Imbituba.“No momento em que você mapeia e reúne as pessoas para o evento percebe o desafio que é, para eles, estarem inseridos e terem acesso à leitura inclusiva. A gente vê, por meio dos projetos de inclusão, a caminhada evolutiva das pessoas e isso é muito gratificante para todos nós”, disse Glaucia Maindra, bibliotecária e responsável pela Biblioteca Pública de Imbituba.

Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J



 


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.