No Litoral, as temperaturas podem chegar aos 35 °C
Foto: Ilustrativa/ Envato
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta de calor intenso para esta quinta-feira (5) e sexta-feira (6), com destaque para regiões do Sul do Brasil, especialmente o Oeste, o Planalto Norte e o Alto e Médio Vale do Itajaí. Uma massa de ar quente mantém as temperaturas elevadas no estado e em áreas vizinhas da região Sul.
Nessas regiões catarinenses, os termômetros podem ultrapassar os 35 °C e se aproximar dos 40 °C na sexta-feira. O calor também atinge outras áreas do Sul, embora com menor intensidade. No Litoral de Santa Catarina, a circulação marítima aumenta a nebulosidade e mantém as máximas próximas dos 30 °C nesta quinta. Já na sexta-feira, as temperaturas podem chegar aos 35 °C.
Segundo a Defesa Civil, o calor é provocado por ventos do norte, que transportam ar quente do interior do país para a região Sul. A aproximação de uma frente fria na sexta-feira também contribui para a elevação das temperaturas antes da mudança no tempo.
O calor excessivo aumenta o risco de desconforto térmico, desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias, principalmente em crianças, idosos e pessoas com comorbidades. A orientação é evitar exposição ao sol nos horários mais quentes do dia, manter a hidratação constante e redobrar os cuidados com grupos mais vulneráveis e animais de estimação.
A partir do fim de semana, a chegada de uma frente fria deve mudar o tempo em Santa Catarina e em áreas do Sul do país. No sábado (7) e domingo (8), a previsão indica chuva, temporais isolados e queda nas temperaturas, principalmente nos planaltos, no Litoral e no Vale do Itajaí, com máximas entre 23 °C e 28 °C.
No Oeste catarinense, mesmo com a redução das temperaturas, a sensação de calor ainda permanece, com máximas próximas dos 30 °C. No domingo, o deslocamento da frente fria pode voltar a elevar as temperaturas na região, aumentando o risco de temporais típicos do verão. Em caso de tempestades, a Defesa Civil orienta que a população procure abrigo seguro, evite áreas abertas, não atravesse locais alagados e mantenha distância de árvores, postes e estruturas que possam ser derrubadas pelo vento.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.