Domingo, 21 de julho de 2024
Buscar
Fechar [x]
GERAL
25/06/2024 20h01

Está acontecendo no Parque Diamante a Semana dos Povos e Arqueologia com oficinas abertas à comunidade

Evento valoriza cultura e história da região, além de promover o contato com a arqueologia

Está acontecendo no Parque Diamante em Capivari de Baixo a décima sexta edição da Semana dos Povos e Arqueologia Catarinense. O evento tem como objetivo valorizar a cultura e história da região. Mylena de Medeiros, responsável pelo setor de Meio Ambiente e uma das coordenadoras do evento, comentou sobre a iniciativa: "Essa parceria já acontece há algum tempo. Nós ofertamos oficinas para pessoas interessadas e principalmente escolas da região. São diversas oficinas que acontecem gratuitamente. Está aberto ao público para aprenderem um pouquinho sobre nossa origem, nossa cultura," explicou.



Além das exposições de artefatos arqueológicos, o evento oferece diversas oficinas, como escavações simuladas e pintura rupestre. O professor e organizador do evento, Geovan Guimarães, detalhou mais sobre a programação: "É a terceira edição aqui no parque. Oferecemos diversas oficinas, desde escavação simulada, pintura rupestre, sons de gaia, filtros do sonhos e diversas outras atividades como teatros e apresentações".



A programação ocorre entre os dias 24 e 27 de junho, com atividades direcionadas tanto às escolas quanto ao público em geral.



O Parque Diamante +Energia, através do Programa Diamante +Educação Ambiental, promove a 16ª Semana dos Povos Originários e Arqueologia Catarinense. O evento celebra a riqueza cultural e a importância dos povos originários do Brasil, oferecendo oficinas dinâmicas e atrações voltadas para estudantes do ensino infantil, fundamental, médio, comunidade acadêmica e o público em geral. As atividades incluem oficinas sobre os povos originários e arqueologia, atrações artísticas, exposições e atividades recreativas.



Nos períodos matutino e vespertino, serão realizadas oficinas “verde, laranja e azul”. A oficina verde ocorre todos os dias, a laranja em dias e horários específicos e as azuis contarão com apresentações artísticas.



Cada turma de até 35 alunos poderá participar de apenas uma oficina por vez, previamente agendada. Ao término da participação, o Parque oferece uma estrutura de lazer que pode ser usufruída pela instituição escolar.



No intervalo das oficinas, também haverá atividades recreativas e venda de artesanatos indígenas. As ações são realizadas pela coordenação do Programa Diamante +Educação Ambiental em parceria com o Grupo de Pesquisa em Educação Patrimonial e Arqueologia da Unisul.

 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As escolas interessadas podem entrar em contato com a organização para fazer o agendamento através deste LINK.



O evento é incentivado pelo Prêmio Elisabete Anderle, com realização da Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina e Parque Diamante +Energia.










 


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.