O registro mais baixo ocorreu em São Joaquim, onde os termômetros marcaram 0,9°C, segundo dados da Prefeitura Municipal e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET)
Foto: Wagner Urbano
A Serra de Santa Catarina, amanheceu nesta segunda-feira (5) com registro de geada, enquanto grande parte do Brasil enfrenta temperaturas elevadas típicas do verão. O fenômeno foi observado pela segunda vez consecutiva em 2026 e é considerado incomum para o mês de janeiro, com temperaturas próximas de 0°C.
O registro mais baixo ocorreu em São Joaquim, onde os termômetros marcaram 0,9°C, segundo dados da Prefeitura Municipal e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A geada foi observada em áreas do Vale dos Caminhos da Neve, especialmente sobre a vegetação rasteira.
De acordo com meteorologistas, a ocorrência foi favorecida pela atuação de uma massa de ar frio e seco sobre o Sul do Brasil. A combinação entre céu limpo, baixa umidade e ausência de ventos contribuiu para a perda de calor durante a madrugada, permitindo a formação de gelo em superfícies expostas.
Eventos com essa intensidade em janeiro não são frequentes na Serra Catarinense. Dados históricos indicam que registros semelhantes são raros desde o início dos anos 2000.
Durante a manhã, o fotojornalista Mycchel Legnaghi registrou os efeitos da geada no Vale dos Caminhos da Neve. Entre as imagens, uma libélula foi encontrada com as asas congeladas e imobilizada pelo gelo. O inseto retomou o movimento após o aumento da temperatura com a chegada do sol.
Outros municípios da região também registraram baixas temperaturas:
– São Joaquim: 0,9°C (Prefeitura/INMET)
– Urubici: 1,5°C (PWS)
– Bom Jardim da Serra: 3,5°C (Epagri)
– Urupema: 3,9°C (Epagri)
Segundo dados da Climaterra e de órgãos oficiais, a mínima registrada em São Joaquim é a segunda menor já observada na Serra Catarinense em um mês de janeiro. O recorde permanece com Urupema, que marcou -1,0°C em 11 de janeiro de 1994.
Meteorologistas apontam que o fenômeno La Niña tem contribuído para a entrada de massas de ar frio no Sul do país, inclusive durante o verão. Em outras regiões de Santa Catarina, estações meteorológicas registraram mínimas entre 5°C e 10°C, valores pouco comuns para janeiro.
No litoral, os reflexos também foram observados. Em Florianópolis, as temperaturas mínimas ficaram entre 12°C e 15°C, abaixo da média esperada para o período.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.