Mais de 3,8 milhões de pessoas serão beneficiadas com os créditos, que serão liberados no dia 15 de abril
A Caixa Econômica Federal inicia, nesta terça-feira, 15, o pagamento do abono salarial do calendário 2025, referente ao ano-base 2023, para os trabalhadores nascidos nos meses de março e abril. Nesta etapa, mais de R$ 4,5 bilhões serão creditados para mais de 3,8 milhões de beneficiários em todo o país.
O pagamento é feito de forma escalonada, conforme o mês de nascimento dos trabalhadores. O valor do abono varia de acordo com a quantidade de meses trabalhados em 2023, podendo chegar ao equivalente de um salário-mínimo.
Os trabalhadores que possuem conta corrente ou poupança na Caixa receberão o valor diretamente em suas contas. Já os demais terão o benefício depositado automaticamente em uma conta poupança digital no Caixa Tem, sem qualquer custo adicional. Essa conta pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem, que permite pagar contas, realizar transferências, fazer compras com o cartão de débito virtual e até pagar na maquininha.
Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser feito com cartão social e senha nos terminais de autoatendimento, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui. Também é possível realizar o saque sem cartão, utilizando a biometria cadastrada nas agências da Caixa.
O abono salarial foi instituído pela Lei nº 7.998/90 e é pago anualmente conforme o calendário definido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT). Os recursos são provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). A Caixa atua como agente pagador, enquanto a habilitação dos trabalhadores é de responsabilidade do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Para ter direito ao benefício, o trabalhador precisa estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos, ter trabalhado formalmente por no mínimo 30 dias em 2023, com remuneração mensal média de até dois salários-mínimos. Também é necessário que os dados tenham sido corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Recebem o abono salarial pela Caixa os trabalhadores vinculados a empresas privadas. Já os servidores públicos, inscritos no PASEP, recebem o benefício pelo Banco do Brasil.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J