Operação com escâneres, inteligência e cães farejadores evitou envio da carga para a Europa
Foto: Divulgação Receita Federal
A Receita Federal interceptou, na tarde desta sexta-feira (28), uma remessa internacional de drogas com 300 garrafas de refrigerante contaminadas com cocaína diluída, no complexo portuário de Itajaí e Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina. A carga clandestina estava acondicionada dentro de um contêiner com mercadorias consideradas regulares e tinha como destino final a Eslovênia.
A identificação do entorpecente só foi possível graças ao cruzamento de informações de inteligência, ao monitoramento especializado e ao uso de escâneres de alta precisão. O trabalho foi reforçado pelos cães farejadores Daphne e Enzo, que auxiliaram na detecção da substância escondida no líquido.

Após o flagrante, testes realizados no próprio porto confirmaram a presença de cocaína.
Concluída a operação, o material foi entregue à polícia judiciária, responsável por aprofundar as investigações e identificar quem enviaria e quem receberia a carga adulterada. A Receita Federal não divulgou se há suspeitos detidos até o momento.
A apreensão reforça o alerta sobre a crescente sofisticação de métodos usados por grupos criminosos para enviar drogas ao exterior. Somente em 2025, mais de 2,3 toneladas de cocaína já foram retiradas de circulação nos portos de Santa Catarina e do Paraná.
A interceptação desta sexta-feira ocorre uma semana após outra grande ação internacional contra o tráfico marítimo: mais de 7 toneladas de cocaína foram encontradas em dois barcos pesqueiros que deixaram o litoral catarinense rumo à Europa, resultando na prisão de dez brasileiros por autoridades portuguesas.
A Receita Federal afirma que segue atuando de forma integrada com outras forças de segurança, reforçando o controle nas áreas alfandegárias e combatendo tentativas de envio de drogas camufladas em cargas comuns.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.