A operação, chamada de 'Balbúrdia', apura o crime de estelionato relacionado ao uso indevido de dados de uma empresa de Santa Catarina
Uma operação da Polícia Federal realizada na manhã desta segunda-feira (24) em Laguna resultou o cumprimento de um mandado de busca e apreensão. A ação foi expedida pela Justiça Federal de Laguna. Em informações preliminares, as diligências ocorreram no bairro Portinho.
A operação, chamada de "Balbúrdia", apura o crime de estelionato relacionado ao uso indevido de dados de uma empresa de Santa Catarina, o que resultou na apropriação de aproximadamente R$ 107 mil. O crime ocorreu no primeiro semestre de 2022, quando o investigado solicitou a restituição de valores à Receita Federal, inserindo informações falsas em declarações de Imposto de Renda. A investigação teve início em março de 2023.
A Justiça Federal também decretou o bloqueio de bens, visto que o homem obteve proveito ilícito com a fraude, que prejudicou uma empresa moveleira de Concórdia, a qual foi punida com a exclusão do sistema Simples, da Receita Federal.
O suspeito poderá responder por estelionato qualificado, com pena de um a cinco anos de reclusão, aumentada em um terço por ter sido cometido contra uma entidade de direito público.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J