Luiz Rodrigo Mota Vicente destacou avanços na agricultura, pesca artesanal, pesquisa e regularização ambiental durante participação no jornal Hora Hiper
Divulgação Portal Hora Hiper
O gerente regional da Epagri, Luiz Rodrigo Mota Vicente, participou na manhã desta sexta-feira (19) do jornal Hora Hiper, da rádio Hiper FM. Na entrevista, ele falou sobre os 34 anos de atuação da empresa, comemorados no dia 20 de novembro, e afirmou que a instituição vive atualmente “o melhor momento” para a agricultura e para a pesca artesanal em Santa Catarina.
Entre os avanços destacados estão a implantação do PDVI, programa voltado à valorização institucional, além da contratação de novos profissionais. De outubro de 2024 até dezembro deste ano, a empresa incorporou 470 novos colaboradores, alcançando um quadro de aproximadamente 1.700 funcionários, o que tem ampliado o atendimento aos produtores rurais.
Luiz Rodrigo ressaltou ainda o papel da tecnologia, da informação e da pesquisa no desenvolvimento das propriedades. Segundo ele, por meio de estudos, conhecimento técnico e subsídios do governo, a Epagri contribui para melhorar a produtividade e facilitar o trabalho no campo. “Nosso objetivo é pesquisar o que precisamos a partir das demandas do campo”, afirmou, citando como exemplo a produção de tilápia, cuja genética foi adaptada ao frio e hoje é referência no Brasil.
Durante a entrevista, o gerente também comentou a polêmica sobre o peixe produzido em água doce, reforçando que a tilápia não pode ser considerada uma espécie invasora. Ele falou ainda sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), destacando os mutirões realizados em parceria com os municípios para auxiliar os produtores. O prazo para o cadastro deve se encerrar em breve e, no próximo ano, devem ser iniciadas as próximas etapas para adequação das propriedades à legislação ambiental.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.