Ação envolve cumprimento de mandados de busca e apreensão, bloqueio de bens e investigação de descaminho e contrabando de bebidas alcoólicas
Foto: Divulgação PF
Uma operação conjunta da Polícia Federal e da Receita Federal foi deflagrada na manhã desta terça-feira (10) para desarticular um esquema suspeito de atuar no contrabando e descaminho de bebidas alcoólicas na fronteira entre o Brasil e o Uruguai. Batizada de Operação Carga Dividida, a ação também investiga crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Segundo as autoridades, o grupo utilizava viagens simuladas de turismo como estratégia para transportar mercadorias adquiridas em free shops. Os produtos eram trazidos de forma irregular ao país por meio do uso indevido das cotas permitidas aos passageiros, prática que caracteriza crime fiscal.
Ao todo, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão e aplicadas 41 medidas cautelares, incluindo a proibição de os investigados deixarem o Brasil. Os alvos também deverão entregar seus passaportes à Polícia Federal. Além disso, a Justiça determinou o bloqueio de até R$ 31 milhões em contas bancárias e o sequestro de bens avaliados em cerca de R$ 9 milhões, entre veículos e imóveis.

As diligências ocorreram em nove municípios catarinenses: Tubarão, Içara, Itajaí, Criciúma, Sombrio, Passo de Torres, Balneário Gaivota, Balneário Rincão e Jaguaruna. As viagens investigadas partiam, principalmente, de Criciúma, com destino a cidades da fronteira, como Jaguarão, no Rio Grande do Sul.
As investigações seguem em andamento para apurar a participação de cada envolvido e a dimensão financeira do esquema.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.