Um jovem de 19 anos foi preso e dois adolescentes apreendidos; outro cachorro sofreu agressões, mas conseguiu fugir
Foto: PCSC
Após a morte de um cão, um jovem de 19 anos foi preso e dois adolescentes foram apreendidos nessa quinta-feira (12) em Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina. O caso, registrado no bairro Murta, é investigado como maus-tratos pela Polícia Civil.
Segundo testemunhas à Guarda Municipal, o grupo teria arremessado um dos cães em um rio e, em seguida, levado o animal até um prédio abandonado, de onde ele teria sido jogado novamente. O cachorro não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Um segundo animal também sofreu agressões, mas conseguiu fugir após ser solto por um morador.
A Polícia Civil informou que investiga a possível participação de um quarto envolvido, analisando celulares apreendidos e imagens de câmeras de segurança da região. O jovem de 19 anos foi preso em flagrante pelos crimes de maus-tratos com resultado morte e corrupção de menores. Os dois adolescentes apreendidos podem responder por ato infracional análogo ao mesmo crime, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O corpo do animal foi levado à delegacia e submetido a avaliação preliminar por uma médica-veterinária do Instituto Itajaí Sustentável (INIS), que identificou escoriações na boca, no queixo e no palato, além de sangramento compatível com queda. O corpo foi encaminhado à Polícia Científica para necropsia.
Durante a ocorrência, testemunhas foram ouvidas, aparelhos celulares foram apreendidos e perícia foi requisitada no local. A Polícia Civil reforçou que repudia qualquer forma de maus-tratos a animais e afirmou que todas as medidas legais estão sendo adotadas com rigor técnico, preservando a identidade dos envolvidos, especialmente por se tratar de adolescentes.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.