Réu deverá indenizar vítimas e responde por crimes cometidos entre 2019 e 2024
Foto: Ilustrativa/ Envato
Um homem foi condenado pelo Ministério Público de Santa Catarina após comprovação de abusos sexuais contra ao menos quatro alunas, ocorridos enquanto atuava como professor de música entre 2019 e 2024. As vítimas tinham entre 12 e 16 anos. A Justiça fixou a pena em 46 anos, três meses e 22 dias de reclusão em regime inicialmente fechado, além de indenização de R$ 20 mil para cada menina pelos danos morais sofridos.
O caso veio à tona quando a mãe de uma das alunas percebeu mudanças no comportamento da filha e, ao verificar mensagens no celular da jovem, descobriu relatos sobre os abusos. Posteriormente, outras vítimas também denunciaram condutas semelhantes do professor. Crimes mais antigos, ocorridos anos antes, foram levados ao conhecimento da Justiça, mas já haviam prescrito.
Segundo a denúncia, o réu se aproveitava da posição de autoridade durante as aulas gratuitas para beijar e tocar o corpo das alunas, manter conversas de cunho sexual, abordar temas sobre relacionamentos e oferecer caronas prolongadas sem justificativa. Em algumas situações, ele ainda tentou beijar as vítimas. As práticas ocorreram em duas cidades do Sul catarinense onde o homem ministrava aulas.
O MPSC destacou que o réu oferecia dinheiro às vítimas, explorando crianças de famílias com poucos recursos, e fazia ameaças para impedir que contassem sobre os abusos, mencionando ter um familiar policial para intimidar as meninas.
Durante as investigações, foram encontrados em notebooks e celulares do acusado conteúdos de cunho sexual envolvendo menores, incluindo vídeos de pornografia infantil e registros de abuso de adolescentes, indicando um padrão de sexualização de crianças.
O Ministério Público reforça que casos de violência sexual contra crianças e adolescentes devem ser denunciados imediatamente. Quem presenciar ou for vítima de estupro ou importunação sexual pode buscar ajuda pelos seguintes canais:
Polícia Militar: disque 190
Central de Atendimento à Mulher: disque 180
Delegacia da Mulher (DPCAMIs) e boletim de ocorrência on-line: disque 181 ou acesse https://denuncias.pc.sc.gov.br/#/
Núcleo de Enfrentamento a Violências e Apoio às Vítimas (NEAVIT): informações sobre locais e horários em https://www.mpsc.mp.br/neavit#item5
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.