Estão cumprindo 27 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão em doze cidades nos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo
A Polícia Federal, em colaboração com a Receita Federal, deflagrou na manhã desta terça-feira, dia 13, a “Operação Looping”. A ação visa desmantelar uma organização criminosa envolvida no tráfico transnacional de drogas, com atuação em portos no sul do Brasil.
Cerca de 150 policiais federais, juntamente com seis auditores fiscais da Receita Federal, estão cumprindo 27 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão em doze cidades nos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Além dos mandados, a justiça determinou a arrecadação e o sequestro de bens, incluindo 68 veículos, seis imóveis e o bloqueio de mais de 30 contas bancárias de integrantes da organização.
As investigações revelaram que a organização criminosa operava desde a cooptação de funcionários dos portos até a criação de empresas de logística e de transporte de contêineres para exportar a droga. Parte da substância, proveniente da Bolívia, era embarcada em navios com destino a países da África e da Europa, enquanto outra parte era distribuída internamente no Brasil, abastecendo facções criminosas do tráfico.
Durante o curso das investigações, foram realizadas 22 apreensões de cocaína, totalizando aproximadamente seis toneladas, além da prisão em flagrante de 16 pessoas envolvidas nas atividades criminosas.
Os investigados, de acordo com suas respectivas participações, poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, com penas que podem chegar a 30 anos de prisão. A operação destaca o comprometimento das autoridades no combate ao tráfico de drogas e à organização criminosa que ameaça a segurança pública.
Relação das cidades e dos mandados judiciais:
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J