A previsão é de que ele permaneça internado por um período de cinco a sete dias após o procedimento
Foto: Pablo Porciuncula/AFP
A cirurgia do ex-presidente Jair Bolsonaro tem previsão de início às 9h da manhã desta quinta-feira (25), dia de Natal, em Brasília. O procedimento será realizado por uma equipe médica de São Paulo, que deve chegar à capital federal nesta quarta-feira (24), no início da tarde.
De acordo com a equipe médica, a cirurgia deve durar entre três e quatro horas e será feita sob anestesia geral. Desta vez, os médicos irão corrigir uma hérnia inguinal bilateral, condição caracterizada por uma abertura na parede abdominal, na região da virilha, que permite a saída de conteúdo intestinal. Procedimentos desse tipo são considerados comuns em centros hospitalares.
Bolsonaro deve ser internado ainda nesta quarta-feira (24) no hospital DF Star, onde passará por exames preparatórios antes da cirurgia. A previsão é de que ele permaneça internado por um período de cinco a sete dias após o procedimento, para acompanhamento médico, controle da dor, fisioterapia e medidas de prevenção contra trombose.
A última cirurgia à qual o ex-presidente foi submetido teve como objetivo liberar aderências intestinais e reconstruir o abdome. Considerado mais invasivo, o procedimento durou cerca de 12 horas e foi o mais longo desde o atentado sofrido em 2018.
Histórico de cirurgias
Bolsonaro passou pela primeira cirurgia em 6 de setembro de 2018, no dia em que foi esfaqueado durante a campanha eleitoral, em Juiz de Fora (MG), para reparação de lesões nos intestinos delgado e grosso.
Em 12 de setembro de 2018, foi submetido a uma nova cirurgia, em São Paulo, para desobstrução do intestino.
Já em 28 de janeiro de 2019, passou por uma operação de quase sete horas para retirada da bolsa de colostomia utilizada durante a recuperação.
No dia 8 de setembro de 2019, realizou outra cirurgia para correção de uma hérnia na cicatriz deixada pelo atentado.
Em setembro de 2023, o ex-presidente passou por mais dois procedimentos: um para correção de hérnia e outro para tratamento de desvio de septo.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui