Evento meteorológico aconteceu durante as chuvas fortes acompanhadas de ventos intensos que causaram estragos em diversas comunidades do município; fenômeno deixou estragos na Serra gaúcha
Foto: Débora Padilha/ RBS TV
Uma cidade do Rio Grande do Sul confirmou, por meio da Defesa Civil estadual, que o evento climático que atingiu Farroupilha, na Serra gaúcha, na tarde desta terça-feira (23), foi um tornado. O fenômeno ocorreu durante um período de chuvas fortes acompanhadas de ventos intensos, que causaram danos em diferentes comunidades do município.
Na localidade de Vila Rica, pelo menos 15 residências foram destelhadas, conforme a Defesa Civil. Uma escola de ensino fundamental também teve o telhado arrancado, porém não havia ninguém no local no momento do ocorrido. Até o momento, não há registro de feridos.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Farroupilha, Fabio de Arruda Mezadri, houve queda de postes, diversos destelhamentos e pessoas que podem estar temporariamente desabrigadas. As equipes seguem realizando atendimentos e avaliando a necessidade de apoio às famílias atingidas.
De acordo com o órgão estadual, análises de imagens aéreas indicaram o avanço de uma tempestade sobre a área afetada, com ventos que podem ter ultrapassado os 100 km/h, resultando na formação de um tornado de curta duração. Também foram registradas quedas de duas árvores de grande porte, uma na Rua Pedro Antonello, no acesso ao bairro Primeiro de Maio, e outra em uma estrada da comunidade de São Luiz. No bairro Imigrante, houve destelhamento em uma residência e em um prédio residencial na Rua Luis Sebben.
Além de Farroupilha, outros 17 municípios do estado relataram danos provocados pelas chuvas e ventos desde segunda-feira. Entre os principais registros estão alagamentos de ruas e residências, interdição de estradas vicinais, quedas de árvores, danos em pontes e pontilhões, prejuízos em lavouras e retirada preventiva de famílias em áreas de risco.
A Defesa Civil segue monitorando a situação, já que as instabilidades com chuva moderada a pontualmente forte continuam atuando em praticamente todo o Rio Grande do Sul ao longo da véspera de Natal.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui