Sábado, 08 de agosto de 2026
Buscar
Fechar [x]
SAÚDE
07/08/2026 17h05
Por: Gabriel Rodrigues

Secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, visita o Hospital Nossa Senhora da Conceição após troca de gestão

Visita técnica contou com a presença do prefeito Estêner Soratto e de representantes da Saúde de Tubarão

Foto: Portal Hora Hiper

Na manhã desta sexta-feira (7), o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, visitou o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, após o Instituto Maria Schmitt (IMAS) assumir a gestão da unidade. A organização também é responsável pela futura administração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas do município.



Em conversa com o Grupo Hiper, Demarchi afirmou que a visita foi positiva e reforçou o compromisso do Governo do Estado em ampliar os serviços prestados pelo hospital e aumentar o número de leitos.



"Discutimos novos serviços, conhecemos o robô que começará a realizar cirurgias robóticas pelo SUS e tratamos das habilitações estaduais, com o apoio do governador Jorginho Mello, para que a região volte a ter o protagonismo que o Hospital Conceição sempre teve. Agora esperamos ampliar ainda mais os atendimentos, com a abertura de novos leitos já a partir da próxima semana", afirmou o secretário.



Acompanhado pelo diretor-executivo do hospital, Diego Betio Moresco, pelo prefeito de Tubarão, Estêner Soratto, e pela secretária municipal de Saúde, Carina Portão, Demarchi visitou setores como a Emergência, Centro Cirúrgico, Pediatria, Ambulatório, UTI Neonatal e a nova ala do Setor 7, que será inaugurada na próxima semana com a abertura de 20 novos leitos.



Um dos destaques da visita foi a implantação da cirurgia robótica, que deverá beneficiar pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).



"Também mostramos ao secretário a mais recente inovação do hospital, que é a cirurgia robótica. Ele nos comunicou que já foi aprovada a realização da cirurgia de próstata pelo SUS. Nos próximos dias, devemos iniciar os atendimentos e o agendamento desses procedimentos, trazendo mais uma inovação para a região em parceria com o Governo do Estado", destacou Moresco.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o diretor-executivo, o número de cirurgias realizadas no hospital cresceu cerca de 15% em julho, na comparação com junho. Ao todo, foram realizados 1.007 procedimentos, e a expectativa é superar esse número em agosto.



O prefeito Estêner Soratto ressaltou os investimentos realizados pelo IMAS e o aumento na capacidade de atendimento da unidade.



"Já é possível perceber o quanto a nova administração tem investido no hospital. Há diversas reformas em andamento e espaços que já foram concluídos. Na próxima semana serão abertos mais leitos e também ficamos muito satisfeitos ao saber que o hospital passou de cerca de 650 cirurgias por mês para mais de mil procedimentos. Isso representa mais qualidade na saúde e maior agilidade para a nossa população", afirmou.



A secretária municipal de Saúde, Carina Portão, também atualizou o andamento das obras da UPA 24 Horas. Segundo ela, os trabalhos estão na fase final, com a instalação do piso vinílico, cobertura, mobiliário e equipamentos.



"Estamos na etapa final da obra. Há diversas frentes de trabalho em andamento. A estrutura física está praticamente concluída. Agora avançamos com a instalação do piso vinílico, a colocação do telhado, a chegada dos móveis e dos equipamentos, que fazem parte de outras licitações. Toda a parte organizacional da UPA está na reta final, e a expectativa é entregar a unidade até o fim deste ano", concluiu Carina Portão.



 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.