Sexta-feira, 07 de agosto de 2026
Buscar
Fechar [x]
GERAL
07/08/2026 09h00
Por: Redação

Ciclone-bomba se forma sobre o oceano, mas Santa Catarina terá impactos provocados pela frente fria e pelo vento Sul

O estado não será atingido diretamente pelo centro do ciclone, porém os ventos devem chegar a 100 km/h em toda divisa com o Rio Grande do Sul

Foto: Maurício Vieira/Arquivo/Secom GOVSC

A Defesa Civil de Santa Catarina informa que a formação de um ciclone-bomba está confirmada entre a noite desta quinta-feira (6) e a sexta-feira (7), sobre o oceano, na costa do Uruguai e Extremo Sul do Rio Grande do Sul.



Santa Catarina não será atingida diretamente pelo centro do ciclone. Os impactos previstos para o estado serão provocados principalmente pela passagem da frente fria associada ao sistema e, posteriormente, pela intensificação do vento sul no litoral.



Ao longo desta quinta-feira, o estado já registrou temporais isolados, com acumulados de chuva entre 15 e 30 mm. Nas próximas horas, novas áreas de instabilidade avançam do Oeste para o Meio-Oeste e, posteriormente, para as demais regiões.



A partir do final da noite, a passagem da frente fria favorece temporais mais intensos, começando pelas regiões próximas à divisa com o Rio Grande do Sul e avançando para as demais áreas durante a madrugada de sexta-feira. Os principais riscos são rajadas intensas de vento, chuva forte em curto período, descargas elétricas e queda de granizo de forma localizada.



As rajadas de vento devem variar entre 70 e 90 km/h, com pontuais acima de 100 km/h, especialmente nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul, durante a passagem da frente fria.



Na sexta-feira (7), com o afastamento da frente fria e a intensificação do ciclone sobre o oceano, o destaque passa a ser a entrada do vento sul no litoral catarinense. Na Grande Florianópolis e demais áreas litorâneas, são esperadas rajadas entre 50 e 70 km/h, além de agitação marítima, com condições desfavoráveis à navegação e risco para atividades no mar.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O risco é moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, queda de árvores e galhos, danos à rede elétrica, alagamentos pontuais e transtornos associados ao vento forte e ao mar agitado no litoral.



A Defesa Civil de Santa Catarina segue monitorando a evolução do sistema e orienta a população a acompanhar os avisos oficiais e evitar áreas de risco durante a ocorrência dos temporais e da intensificação dos ventos.



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.


Fonte: Redação/Governo do Estado
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.