Em entrevista, o coordenador da pasta de Atenção Primária à Saúde, falou à rádio Hiperativa sobre o programa no estado. Confira na íntegra
Em entrevista à Rádio Hiperativa em Braço do Norte, o comunicador Guilherme Neto conversou com Felipe Proenço De Oliveira, Secretário de Atenção Primária à Saúde, no qual discutiu os avanços do Programa Mais Médicos. Felipe destacou que Santa Catarina é o estado com o maior aumento de profissionais no programa, evidenciando um crescimento exponencial que chama a atenção. “Nossa expectativa com o edital que agora está em curso é triplicar o número de médicos no programa em comparação a 2022. Fizemos uma escuta muito importante em Santa Catarina e, com isso, aumentamos de 293 para 837 médicos.”
De acordo com o edital do Programa Mais Médicos, ainda restam mais de 600 vagas disponíveis para profissionais no estado catarinense. Felipe Proenço explicou que o programa tem grande adesão tanto de profissionais brasileiros quanto estrangeiros, mas ressaltou que a prioridade é para os médicos brasileiros. “Só há chamamento de profissionais estrangeiros quando não há ocupação das vagas por profissionais brasileiros, sendo que hoje 95% dos médicos do programa são brasileiros.”
O secretário também destacou a importância do programa para os municípios mais pobres do país. “Se não fosse por este programa, estas cidades mais vulneráveis não contariam com serviços médicos. O programa consegue chegar até as áreas mais remotas do país, sendo que 60% dos municípios mais pobres são atendimentos apenas por médicos do programa”.
Outro ponto relevante mencionado por Felipe foi a abertura de cursos de medicina em áreas mais afastadas, e não apenas nos grandes centros populacionais. “Isso é um fator determinante porque, ao diversificar o curso em todo o país, ajuda na melhor distribuição desses profissionais em regiões mais distantes.”
A entrevista completa pode ser conferida acima.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J