Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026
Buscar
Fechar [x]
SAÚDE
11/02/2026 19h31

Pacientes de SC apontam efeitos colaterais neurológicos após uso de canetas emagrecedoras

Quatro casos foram confirmados pela Secretaria de Estado da Saúde e estão sob monitoramento; situação foi comunicada à Anvisa

Foto: Freepik/Ilustrativa.

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou que quatro pacientes em Santa Catarina apresentaram efeitos neurológicos após o uso de canetas emagrecedoras. Os casos envolvem a substância tirzepatida, presente no medicamento injetável Mounjaro. As cidades onde as ocorrências foram registradas não foram divulgadas.



Segundo a pasta, todas as notificações estão sendo acompanhadas e a situação foi informada à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).



Nesta semana, a Anvisa também publicou um alerta sobre o risco de pancreatite aguda relacionado ao uso indevido desse tipo de medicamento. Em todo o país, seis mortes e mais de 200 casos de problemas no pâncreas estão em investigação. Até o momento, não há registro de pancreatite associada às canetas em Santa Catarina.



As canetas emagrecedoras fazem parte da classe dos agonistas de GLP-1, medicamentos que ajudam no controle do açúcar no sangue e reduzem o apetite. A indicação é para tratamento de obesidade e diabetes, além de outras situações específicas descritas em bula. O uso fora dessas orientações não é recomendado.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado da Saúde também chama atenção para a venda irregular desses produtos em redes sociais e sites não autorizados. A orientação é que o medicamento seja utilizado apenas com prescrição e acompanhamento médico.



Antes da compra, é importante verificar o número de registro no Ministério da Saúde, o lote, a validade e a integridade da embalagem. Denúncias sobre venda ilegal ou propaganda irregular podem ser feitas às vigilâncias sanitárias municipais ou à Ouvidoria da Saúde, pelo telefone 0800 048 2800 ou pelo e-mail [email protected].



 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.



 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.