Ouça a entrevista completa.
No Jornal Hora Hiper desta terça-feira, dia 27, os apresentadores Rafael Bicca e Niltinho Veronesi conversaram com a representante da ONG Bem Estar Animal, Cátia Bueno. Nos estúdios da 93.9, Cátia abordou a questão dos animais de rua da cidade de Tubarão e as ações de castração promovidas pela prefeitura municipal.
“Houve recentemente um mutirão de castração, mas antes desse acontecer teve um intervalo de 1 ano e 6 meses, foi um prazo muito longo entre um e outro. Uma cachorro progria a cada 6 meses, em 1 ano e 6 meses, ela pode criar até três vezes, chegando a ter 20 filhotes”.
Durante a conversa, Cátia explicou que uma cachorra entra em idade produtiva com apenas 6 meses, com 8 meses já pode ser mãe.
“O castramóvel hoje fica estacionado no pátio da Arena Multiuso, o poder público deveria transitar com ele nos bairros da cidade. Existem pessoas menos favorecidas que não tem o que comer em casa, imagina essas pessoas terem que levar seus animais até um lugar fixo, gastando com transporte”.
Um dos assuntos comentados foi a respeito de muitos moradores não terem acesso à informação, muitos nem sabem que a prefeitura disponibiliza gratuitamente a castração de animais.
“Esses assuntos deveriam ser levados para dentro das salas de aulas, deveriam existir campanhas nas escolas”.
Cátia aproveitou a oportunidade para informar que o próximo mutirão de castração de animais ocorrerá em março em Tubarão.
“Castração não é apenas para evitar crias, é questão de saúde do animal”.
Ouça a entrevista completa.