Dados internacionais indicam que a variante possui maior transmissibilidade.
Uma nova linhagem do vírus Sars-CoV-2, responsável pela Covid-19, foi identificada em Santa Catarina. Conhecida como XEC, essa variante pertence à família Omicron e, de acordo com o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), possui maior transmissibilidade, conforme dados internacionais.
Além de Santa Catarina, a variante também foi detectada em estados como Rio de Janeiro e São Paulo, conforme um comunicado divulgado na última sexta-feira, dia 11. A Secretaria de Saúde (SES) do estado informou que está monitorando a situação de perto e ressaltou que a vacinação continua sendo a principal medida de prevenção contra a Covid-19.
A identificação inicial da variante XEC foi realizada pelo Laboratório de Vírus Respiratórios, Exantemáticos, Enterovírus e Emergências Virais do IOC, que atua como referência para a identificação do Sars-CoV-2 junto ao Ministério da Saúde e à Organização Mundial da Saúde (OMS).
A primeira detecção da nova linhagem ocorreu em amostras de dois pacientes do Rio de Janeiro, diagnosticados com Covid-19 em setembro. As sequências genéticas desses vírus foram depositadas em uma plataforma online nos dias 26 de setembro e 7 de outubro. Outros grupos de pesquisa também identificaram a linhagem XEC em São Paulo, a partir de amostras coletadas em agosto. No caso de Santa Catarina, as amostras foram coletadas em setembro.
A variante XEC foi classificada como uma variante sob monitoramento pela OMS no dia 24 de setembro, um termo usado para linhagens que apresentam mutações no genoma. Essa nova variante começou a chamar atenção entre junho e julho de 2024, devido ao aumento de casos na Alemanha e rapidamente se espalhou por diversas regiões, incluindo Europa, Américas, Ásia e Oceania. Até o dia 10 de outubro, pelo menos 35 países já haviam identificado a variante XEC, que conta com mais de 2,4 mil sequências genéticas depositadas na plataforma Gisaid.
A detecção desta nova variante reforça a importância de continuar a vacinação e as medidas de prevenção, visando conter a propagação da Covid-19.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J