Fundado em 1935, hospital foi o primeiro do Vale de Braço do Norte e hoje é referência regional em saúde pública
O Hospital Santa Teresinha completou nesta segunda-feira (30) 90 anos de fundação e serviços prestados à saúde pública do Vale de Braço do Norte. Primeira unidade hospitalar da região, a instituição foi criada em 1935 para atender uma demanda urgente, em um período em que os hospitais mais próximos estavam localizados em Tubarão e Criciúma, com acesso precário por estradas de chão.
A iniciativa nasceu da mobilização de moradores, que adquiriram um terreno de quase 26 mil m² com uma casa de alvenaria, onde ocorreram os primeiros atendimentos. A primeira diretoria foi formada no ano seguinte, em 1936, com o Padre Gregório Locks como presidente, além de outros líderes comunitários e o apoio fundamental da chamada "Legião de Cooperados", um grupo de mulheres responsáveis por arrecadar doações para a construção das instalações.
O estatuto do hospital foi publicado no Diário Oficial do Estado em 11 de agosto de 1938, e, em 1949, a sede atual foi inaugurada, consolidando o HST como referência regional.
Reconhecido como entidade de utilidade pública nas esferas municipal, estadual e federal, o hospital também possui o certificado de finalidade filantrópica. Desde 2007, atua de forma contratualizada com a Secretaria de Estado da Saúde, atendendo metas do SUS. Em 2017, lançou seu Portal da Transparência — o primeiro entre os hospitais catarinenses — reforçando o compromisso com a responsabilidade social.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J