Allan Prudêncio participou do jornal Hora Hiper e tirou dúvidas sobre aposentadoria e regras de transição
O advogado Allan Lopes Prudêncio participou do jornal Hora Hiper, da Rádio Hiperativa, na manhã desta quinta-feira (2), para esclarecer os impactos da Reforma da Previdência nas aposentadorias dos brasileiros. Segundo ele, com o aumento da expectativa de vida e menos pessoas contribuindo para o sistema, o governo viu a necessidade de reformular as regras, em 2019.
O advogado explicou que, antes da reforma, bastava atingir o tempo mínimo de contribuição para se aposentar, sem exigência de idade. Agora, a regra exige idade mínima: 65 anos para homens e 62 para mulheres. A aposentadoria rural manteve suas características, mas também passou a exigir idade mínima. Já quem atingiu os requisitos antes da mudança permanece com o direito adquirido e pode se aposentar pelas regras antigas.
Casos específicos, como o de professores e trabalhadores em atividades de risco ou insalubridade, contam com regras próprias ou de transição. Allan também comentou que já há discussões sobre uma nova reforma da Previdência, pois o sistema continua apresentando sinais de desequilíbrio.
Ele orientou que os segurados consultem suas informações no aplicativo "Meu INSS", onde é possível simular aposentadorias e verificar se já é possível solicitar o benefício.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.