Agendamentos podem ser feitos pelo telefone (48) 3626-7383 ou no site hemosc.org.br
Doar sangue é um ato que salva muitas vidas. Somente no primeiro semestre de 2024 foram realizadas mais de 8 mil transfusões. Em janeiro deste ano foi inaugurada a nova unidade de coleta do Hemosc, o centro de hematologia e hemoterapia de Santa Catarina, no centro de Tubarão. Nós fomos até o local para mostrar o passo a passo e também fazer uma doação de sangue. A enfermeira responsável pela Unidade de Coleta de Tubarão, Luzia Porto Mapelli, explica como funciona a doação: "A primeira coisa é fazer o agendamento pelo telefone ou site. Na unidade é feito um cadastro. Depois a pessoa vai para uma pré-triagem, para conferir sinais vitais e hemoglobina do doador. A pessoa responde um questionário e vai para uma entrevista. Estando apto, ele vai para a sala de espera da coleta. A coleta de sangue dura de 5 a 10 minutos. Em seguida recebe um lanche na copa e se estiver tudo bem é liberado".
Para ser doador, a pessoa precisa ter mais de 50Kg e a idade de 16 até 69 anos. Os menores de idade precisam estar acompanhados de responsáveis legais. Acima dos 60 anos, somente quem já era doador pode continuar até os 69. Em caso de medicação é aconselhado que leve-se junto para verificar a possibilidade de doar. Quem fez tatuagem precisa esperar seis meses antes de doar sangue.
Enquanto gravávamos reportagem, também aproveitamos para fazer a doação de sangue. O processo foi super tranquilo e o melhor é a sensação de fazer o bem. Confira o vídeo completo no Instagram do Hora Hiper:
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J