Quinta-feira, 24 de abril de 2025
Buscar
Fechar [x]
SEGURANÇA
23/04/2025 12h56

Major Ivan Cardoso fala sobre Operação Alta Tensão em Braço do Norte

Ação integrada fiscalizou ferros-velhos e recicladoras, resultando em autuações por irregularidades ambientais, sanitárias e ausência de licença de funcionamento



Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (23), o major Ivan Cardoso concedeu entrevista ao jornal Hora Hiper, da Rádio Hiperativa FM, para comentar os desdobramentos da Operação Alta Tensão, deflagrada pelo 35º Batalhão da Polícia Militar de Braço do Norte. A ação contou com a participação de diversos órgãos públicos e teve como principal objetivo o enfrentamento aos crimes de furto e receptação de fiação elétrica, além de irregularidades ambientais e sanitárias.





Segundo o major, mais de 50 ocorrências relacionadas a esse tipo de crime foram registradas em 2024, o que motivou a realização da operação. “Foi uma grande operação de enfrentamento ao crime contra o patrimônio, principalmente o furto e a receptação de fiação elétrica. Todos os estabelecimentos que atuam com esse tipo de material foram fiscalizados e são considerados suspeitos até que se prove o contrário”, destacou.





A operação também foi uma resposta à crescente preocupação da comunidade. O major lembrou a recente participação de uma moradora na tribuna da Câmara de Vereadores, que cobrou ações mais enérgicas das autoridades — reforçando a importância do trabalho integrado.

 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante a fiscalização, foram constatados diversos crimes ambientais e de saúde pública. Resíduos sólidos estavam sendo descartados de forma irregular, e em alguns locais foram encontrados focos do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue. Ao todo, sete estabelecimentos foram notificados por oferecerem risco de proliferação da doença, sendo que um deles foi flagrado com larvas do mosquito.





O balanço da operação apontou seis notificações por ausência de licença de funcionamento e oito autuações por armazenamento inadequado de materiais recicláveis. Quatro locais foram autuados por infrações ambientais, e três caminhões de coleta estavam armazenados em condições insalubres. Parte dos casos será encaminhada à Polícia Civil para investigação criminal.





Apesar do cenário preocupante, o major Ivan classificou a operação como tranquila. “O que a polícia recolheu, no fim das contas, foi lixo. Mas esse trabalho é essencial para colocar em prática a legislação vigente e garantir mais segurança e saúde para a população”, afirmou. Ele também informou que novas fiscalizações serão realizadas com frequência.





A Operação Alta Tensão contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Braço do Norte, Vigilância Sanitária, Secretaria de Saúde, CERBRANORTE, Polícia Civil, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar e Fundação Municipal do Meio Ambiente (FUNBAMA).



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J 


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.