Imunização começa na próxima semana e integra ações de prevenção e controle da doença no município
Foto: PMG/Reprodução
Gravatal recebeu 135 doses da vacina contra a dengue nesta quinta-feira (29). A Secretaria Municipal de Saúde informa que a imunização de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos terá início na próxima segunda-feira, 2 de fevereiro, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde. A vacina não é indicada para gestantes, pessoas com 60 anos ou mais ou com imunossupressão.
Segundo a secretária de Saúde, Cristini Ferreira, a vacinação é uma medida estratégica de proteção individual e coletiva. “A imunização contra a dengue em crianças e adolescentes é essencial para prevenir casos graves e hospitalizações. Além de proteger diretamente essa faixa etária, contribui para reduzir a circulação do vírus na comunidade e fortalecer o controle da doença no município”, destaca.
A vacinação será realizada na Sala de Vacinas do Centro, no ESF Porto Gravatá, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 15h45. Nas quartas-feiras, o atendimento ocorre em horário estendido, das 16h às 20h. Para receber a dose, é necessário que a criança ou adolescente esteja acompanhado dos pais ou responsáveis, com documento de identificação, cartão do SUS e carteirinha de vacinação.
Além da vacinação, o município mantém ações contínuas de prevenção. Em 2026, Gravatal não registrou casos de dengue, e a Vigilância Epidemiológica intensificou as varreduras por bairro. De acordo com o agente de endemias André Avelino, cerca de 70% dos focos do mosquito Aedes aegypti são encontrados em áreas residenciais, o que reforça a importância dos cuidados em casa.
Três cuidados simples ajudam a eliminar criadouros do mosquito:
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui