Decisão mantém celulares apreendidos como parte das investigações sobre desvio de recursos públicos no município
O Juiz Stefan Moreno Schoenawa, da Vara Criminal da Comarca de Laguna, negou o pedido de restituição dos celulares de Nelzi Medeiros de Aguiar, esposa do ex-prefeito de Pescaria Brava, Deyvisonn da Silva de Souza. Os aparelhos foram apreendidos durante a Operação Exspiravit, que investiga desvio de recursos públicos e fraudes em contratos com uma empresa de Laguna.
A decisão argumenta que os celulares contêm informações relevantes para as investigações e ainda precisam passar por perícia. As apurações indicam que, entre 2020 e 2022, o ex-prefeito teria se associado a um empresário para desviar recursos públicos destinados às secretarias de Educação e Obras, utilizando funcionários fantasmas e superfaturamento em contratos.
A operação "Exspiravit" alude ao uso de funcionários fantasmas para concretizar esses desvios, que beneficiavam apadrinhados políticos e até familiares de autoridades de outros municípios. A devolução dos celulares foi indeferida por ainda ser necessária à continuidade do processo investigativo.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J