Pais estão antecipando as compras este ano
O ano começa com um desafio, principalmente para os pais: a compra do material escolar. Após o incremento na economia com o pagamento do décimo terceiro salário e as festas de final de ano, janeiro tende a movimentar as papelarias e lojas de departamentos especializadas na venda desses materiais. As aulas na rede estadual de ensino devem retornar no dia 10 de fevereiro, enquanto muitas cidades ainda planejam o retorno da rede municipal.
De acordo com a gerente da loja GiMix Variedades, em Braço do Norte, Josimara Demétrio, muitas pessoas se anteciparam e já compraram os materiais, mesmo em dezembro. "Estamos surpresas, pois os pais, mesmo em dezembro, já estavam levando os presentes de Natal e o material escolar. A tendência seria que a procura acontecesse próximo ao início do ano letivo, mas aqui na loja, todos os dias, estamos registrando um movimento intenso. Claro que nos preparamos para garantir variedade e quantidade de produtos para atender à demanda", comenta.
Em todo o Brasil, o mercado de materiais escolares movimenta bilhões de reais anualmente. Em 2024, por exemplo, estima-se que o setor tenha gerado um faturamento de cerca de R$ 10 bilhões. E não é apenas o setor de papelaria que está a todo vapor: as malharias também se prepararam para a alta demanda.
Em Santa Catarina, segundo dados do governo do estado, cerca de 1 milhão de estudantes estão matriculados na rede de ensino, seja municipal, estadual ou particular. "A minha dica para quem vai às compras é se planejar, organizar a lista e pesquisar. Dá para encontrar produtos de qualidade por um preço acessível", finaliza Josimara.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J