Defesa Civil alerta para riscos de alagamentos, destelhamentos e ondas de até 3 metros no litoral
Nesta quarta-feira (20), os municípios do litoral catarinense precisam redobrar a atenção ao transitar próximos às praias devido à formação de um ciclone extratropical entre o sul do Rio Grande do Sul e o Uruguai. O fenômeno provoca ventos intensos, temporais isolados, chuva persistente e mar agitado em várias regiões do estado.
As rajadas podem chegar a 70 km/h, com valores ainda mais altos em áreas elevadas. Pela manhã, o acesso ao Farol de Santa Marta em Laguna estava bloqueado devido aos fortes ventos.
Já na Grande Florianópolis, Baixo e Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte, os ventos vindos do mar intensificam a umidade, favorecendo chuvas contínuas e aumentando o risco de alagamentos.
No Oeste, a madrugada desta quarta foi marcada por temporais, com risco moderado para destelhamentos, queda de árvores e alagamentos pontuais. Já no Litoral Sul, o mar segue agitado, com ondas de até 3 metros e risco para navegação, pesca e esportes náuticos.
A previsão indica melhora no tempo a partir de quinta-feira (21), com sol e elevação da temperatura, mas com possibilidade de pancadas de chuva no Oeste. A instabilidade deve retornar na sexta-feira (22), quando uma nova frente fria volta a provocar temporais em todo o estado.
A Defesa Civil de Santa Catarina orienta a população a acompanhar os alertas nos canais oficiais e lembra que é possível receber informações em tempo real cadastrando o CEP por SMS no número 40199.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.