Quarta-feira, 19 de novembro de 2025
Buscar
Fechar [x]
GERAL
19/11/2025 11h01
Por: Diogo de Souza

Importação de leite em pó agrava crise do setor leiteiro no Vale do Braço do Norte

Rosi Effting, representante da Associação Catarinense de Criadores de Bovinos, alerta para prejuízos aos produtores e defende medidas urgentes

Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (19), o jornal Hora Hiper, da Rádio Hiperativa FM, entrevistou Maria Rosinete Souza Effting, a Rosi, representante da Associação Catarinense de Criadores de Bovinos. Ela destacou a intensificação da crise no setor leiteiro, que afeta diretamente produtores do Vale do Braço do Norte. Segundo Rosi, o principal fator de pressão é a crescente importação de leite em pó, que chega ao país para ser reidratado e comercializado, reduzindo significativamente o valor pago ao produtor local.

Rosi, que também integra o Conseleite e o grupo Geoagricultores, explicou que a importação não é novidade, mas a quantidade atual ultrapassa o necessário, derrubando os preços internos. Em algumas regiões, produtores já registram prejuízos ao vender o leite, com o preço base caindo mais de R$ 1,00. Diante desse cenário, lideranças do setor estão buscando apoio na Assembleia Legislativa para estudar alternativas que fortaleçam o mercado. Entre as medidas defendidas está a proibição da importação, seguindo o exemplo do Paraná.

 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A preocupação aumenta porque, tradicionalmente, nesta época do ano a produção cresce, o que pode resultar em uma nova queda no valor pago aos produtores devido ao excesso de oferta. O impacto já começa a ser sentido também na cadeia de derivados lácteos, que sofre com a instabilidade do mercado. A importação de países do Mercosul, como Uruguai e Argentina, funciona como um mecanismo de troca comercial, no qual o Brasil adquire leite enquanto envia outros produtos aos países vizinhos.

Para Rosi, o cenário em Santa Catarina é grave, mas ainda mais crítico no Rio Grande do Sul, onde produtores enfrentam uma situação ainda mais delicada. Por isso, um grande evento está sendo organizado para o próximo dia 27, com o objetivo de mobilizar o setor e buscar soluções que ajudem a reverter a crise antes que os prejuízos se tornem irreversíveis.

Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.