A cerimônia de entrega acontece nesta sexta-feira (17), a partir das 20h
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, o presidente da Assembleia Legislativa, Julio Garcia, e o empresário e líder cooperativista Dionísio Bressan Lemos serão homenageados nesta sexta-feira (17), em solenidade na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva.
Os três receberão a Comenda Municipal do Mérito Willy Alfredo Zumblick, a mais alta honraria concedida pelo município de Tubarão, entregue a cada quatro anos a personalidades que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento econômico, político, cultural e social da cidade.
A cerimônia de entrega inicia às 20 horas e é aberta à comunidade, que poderá prestigiar esse momento de valorização da história, da cultura e das pessoas que ajudam a construir o crescimento de Tubarão.
A escolha dos homenageados seguiu o rito previsto em lei, com duas indicações da Câmara de Vereadores e uma do Poder Executivo, avaliadas por um conselho formado por vereadores e secretários municipais.
O prefeito Estêner Soratto destacou a importância da homenagem: “A Comenda Willy Zumblick é um símbolo do reconhecimento de Tubarão àqueles que, em diferentes áreas, ajudam a construir a história e o desenvolvimento da nossa cidade. Este ano, temos a honra de homenagear três grandes nomes que representam a política e o cooperativismo catarinense.”
A cerimônia contará também com a apresentação especial da Orquestra Santa Teresinha do Menino Jesus, que abrilhantará o evento com um repertório preparado especialmente para a ocasião.
Instituída em 1995, a comenda leva o nome do artista plástico tubaronense Willy Zumblick, um dos maiores pintores da história de Santa Catarina. Entre os agraciados de edições anteriores estão Lélia Pereira da Silva Nunes, Esperidião Amin e Paulo Garcia (2021); Lúcia Flávia Corrêa Garcia, Raimundo Colombo e Arary Cardoso Bittencourt (2017); e Irmoto Feuerschuette, Genésio Antônio Mendes e José Warmuth Teixeira (2013).
Os homenageados
Dionísio Bressan Lemos
Natural de Tubarão, é médico veterinário, político e líder cooperativista. Foi presidente da Epagri entre 1999 e 2003, período em que promoveu a recuperação financeira da instituição e o fortalecimento da pesquisa agropecuária em Santa Catarina. Atuou como secretário de Agricultura e vereador em Tubarão, sempre em defesa do produtor rural. Atualmente preside a Copagro, incentivando o cooperativismo no sul do estado. Reconhecido pela Assembleia Legislativa por suas contribuições à agropecuária e pelo apoio a projetos sociais e educacionais, recebe a Comenda Willy Zumblick por sua trajetória dedicada ao desenvolvimento rural e humano.
Jorginho Mello
Natural de Ibicaré, iniciou a vida pública aos 18 anos, como o vereador mais jovem do Brasil. Foi deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa, deputado federal e senador — cargo em que foi eleito o melhor do país pelo Ranking dos Políticos. Autor do PRONAMPE, programa que garantiu crédito e preservou milhões de empregos durante a pandemia, destaca-se pela defesa dos pequenos negócios. Advogado e ex-bancário do BESC, atuou por quase 20 anos na instituição, inclusive em Tubarão. Em reconhecimento à sua contribuição ao desenvolvimento local, recebeu o Título de Cidadão Tubaronense.
Julio Garcia
Servidor de carreira do antigo BESC, construiu uma sólida trajetória política em Santa Catarina. Exerceu sete mandatos como deputado estadual e presidiu a Assembleia Legislativa em quatro gestões. Criador da Lei das APAEs, assegurou recursos permanentes para as instituições do estado, beneficiando milhares de alunos e famílias. Também ocupou cargos de destaque no BADESC e na CASAN. Reconhecido por sua dedicação ao serviço público e ao bem-estar coletivo, recebeu títulos de Cidadão Honorário em diversas cidades catarinenses, incluindo Tubarão.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.