A busca e apreensão de documentos ocorreu na Secretaria de Saúde e na Prefeitura
O Município de Rio Fortuna emitiu uma nota oficial, nesta terça-feira, 4, para esclarecer sua participação na segunda fase da Operação Unidade Móvel, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO). A ação teve como foco o cumprimento de mandados de busca e apreensão de documentos na Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, além da Prefeitura Municipal de Rio Fortuna.
A operação investiga supostas fraudes em licitações e contratos administrativos relacionados ao transporte de pacientes e à assessoria prestada às Secretarias de Saúde dos municípios contratantes, um serviço fornecido por empresas do ramo. O município, por meio de sua administração, afirmou que os documentos requisitados pelo GAECO se referem a um único processo licitatório realizado em 2022, e que toda a documentação solicitada foi prontamente entregue às autoridades.
A Administração Municipal também reiterou que os servidores públicos se colocaram à disposição para eventuais esclarecimentos e que estão comprometidos com a transparência e a legalidade, colaborando integralmente com as investigações em curso. A nota ainda destacou a postura da Prefeitura em apoiar a apuração dos fatos, sempre buscando o esclarecimento dos eventos.
O município de Rio Fortuna, assim como outros diversos na região, teve seus serviços impactados pela ação do GAECO, que também ocorreu em outros locais como São Miguel do Oeste, Paraíso, Guaraciaba, Iporã do Oeste e outras cidades do estado. O cumprimento de 50 mandados de busca e apreensão, distribuídos por endereços comerciais, residenciais e órgãos públicos, faz parte da segunda fase da Operação Unidade Móvel, que investiga crimes de fraude em licitações e associação criminosa entre 2021 e 2024. Além disso, o bloqueio de ativos financeiros no valor de R$ 3.450.560,39 foi determinado pela Justiça, impactando pessoas físicas e jurídicas envolvidas no esquema.
A Operação Unidade Móvel, que já havia sido deflagrada anteriormente em março de 2024, segue sob sigilo, e novas informações poderão ser divulgadas conforme os autos sejam tornados públicos.
Confira a nota:
Nota de esclarecimento
O Município de Rio Fortuna vem a público informar que na manhã desta terça-feira, 04 de fevereiro de 2025, integrantes do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), em apoio à 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de São Miguel do Oeste/SC, estiveram na sede Secretaria de Saúde e Saneamento e na Prefeitura de Rio Fortuna para o cumprimento de mandato de busca e apreensão de documentos.
As ações desencadeadas na manhã de terça-feira fazem parte da segunda fase da Operação “Unidade Móvel”, que investiga contratos firmados com empresas prestadoras de serviço de transporte de pacientes e assessoria às Secretarias Municipais de Saúde.
A Administração Municipal esclarece que os documentos solicitados se referem a um único processo licitatório, realizado no ano de 2022, e que toda a documentação foi prontamente fornecida ao GAECO. Administração Municipal e servidores públicos também se colocaram à disposição das autoridades para eventuais esclarecimentos.
A Administração Municipal reitera seu compromisso com a transparência e a legalidade e se mantém à disposição para colaborar com as investigações em curso.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J