Sem apresentações Sesc de Laguna não conseguir manter o espaço
A administração do prédio do Cine Mussi, em Laguna, deve ficar a partir de outubro com a prefeitura da cidade. A decisão é acertada após devolução do prédio pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) de Laguna ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A situação já havia sido comunicada há seis meses e está sendo efetivada este mês.
O motivo seria a falta de público e custos devido à pandemia. O teatro foi reinaugurado em 2014 e vinha sendo utilizado para apresentações culturais e exibições de cinema gratuitas. Antes de concluir a devolução, o Sesc precisa concluir alguns reparos na pintura e outros pontos em que houve desgaste nos últimos seis anos.
“Já estamos nos trâmites finais para fazer a administração. Com isso, pretendemos, assim que for autorizado, incluir na programação de eventos e apresentações culturais. Também será disponibilizado o espaço, mediante taxa de limpeza, para que grupos culturais possam ensaiar”, antecipa o secretário de Cultura de Laguna, Evandro Flora.
O Cine Teatro Mussi foi inaugurado em 17 de dezembro de 1950, com sessões lotadas para a exibição do filme “A Valsa do Imperador”.
O prédio foi construído em três anos, com planta arquitetônica de Wolfgang Ludwig Rau. Em 1992, foi fechado. Em 2009, o local passou a ser do Iphan.
A restauração começou dois anos depois. A cessão de uso com o Sesc foi assinada em dezembro de 2014, na reinauguração do espaço.