Quinta-feira, 03 de julho de 2025
Buscar
Fechar [x]
GERAL
30/06/2025 13h20

Praia Grande anuncia novas medidas para reforçar segurança em voos de balão

Novo protocolo de segurança prevê checklist obrigatório, uso de extintores, avaliação meteorológica e regras para itens inflamáveis a bordo

Divulgação

Após o trágico acidente que resultou na morte de oito pessoas em Praia Grande, no último dia 21, pilotos locais decidiram implementar um conjunto de novas regras para aumentar a segurança nos voos de balão na região. As mudanças fazem parte de um protocolo técnico que prevê medidas como checklist de 25 itens antes da decolagem, presença obrigatória de dois extintores por balão e a criação de uma comissão meteorológica para avaliar as condições climáticas antes de cada voo.

As atualizações foram anunciadas nesta segunda-feira (30) pelo piloto Murilo Gonçalves, presidente da Associação de Voos de Instrução de Balão de Ar Quente de Praia Grande (AVBAC). Durante entrevista à rádio Som Maior, ele destacou que os voos devem ser retomados nesta terça-feira (1º), com o reforço de que a segurança será prioridade. “Praia Grande já realizou mais de 40 mil voos. Precisamos mostrar que voar de balão continua sendo seguro, mas é essencial evitar que tragédias como essa se repitam”, afirmou.

 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O novo protocolo também inclui um sistema de sinalização com bandeiras coloridas para indicar as condições de voo: verde para liberado, amarela para voos com restrições e vermelha para suspensão total. Uma das orientações mais enfáticas é sobre o armazenamento adequado de itens inflamáveis, como maçaricos, que agora deverão estar sempre guardados em local seguro, como bolsos dos pilotos ou malas de voo, evitando riscos de ativação acidental, como o que se suspeita ter ocorrido no acidente.

Em relação à estrutura dos balões, Gonçalves explicou que os cestos continuam sendo feitos de vime, material que oferece flexibilidade nos pousos. Também afirmou que cada balão tem uma capacidade definida de carga, proporcional ao seu tamanho, e que estão sendo discutidas possíveis alterações quanto ao número máximo de passageiros e a presença de dois pilotos em voos comerciais.

Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J 


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.