Novo fenômeno climático pode impactar temperaturas em todo o hemisfério sul
Cientistas da Universidade de Reading, na Inglaterra, identificaram um fenômeno climático que está sendo comparado a um 'novo El Niño', com potencial para alterar as temperaturas em todo o hemisfério sul do planeta. Esse novo padrão climático, denominado "Onda Número 4 do Padrão Circumpolar do Hemisfério Sul", surge nas proximidades da Austrália e Nova Zelândia e foi descrito pelos pesquisadores como um 'novo interruptor no clima da Terra'.
Ao contrário do El Niño tradicional, que se origina nos trópicos, esse novo fenômeno começa perto da Linha do Equador. Durante a pesquisa, os cientistas simularam 300 anos de condições climáticas para identificar o fenômeno, utilizando um modelo que combina efeitos atmosféricos, oceânicos e gelo marinho para representar o sistema climático do planeta.
A descoberta revela que esse padrão atua de forma independente do El Niño e La Niña, criando quatro áreas no oceano que alternam entre frio e calor, afetando o clima de todo o hemisfério sul. Segundo Balaji Senapati, autor do estudo, essa nova descoberta mostra que uma área relativamente pequena do oceano pode ter efeitos significativos no clima global.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J