Iniciativa aborda fraudes recorrentes na internet, orientando cidadãos sobre como se proteger
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio do Centro de Apoio Operacional do Consumidor, lança a campanha "Não clica que é golpe", em comemoração aos 33 anos do Código de Defesa do Consumidor. A partir do dia 11 de setembro, a iniciativa visa alertar sobre golpes digitais que lesam milhares de pessoas.
Entre os temas abordados, estão fraudes como rifas e sorteios irregulares, anúncios falsos e a venda de medicamentos sem aprovação. O coordenador do projeto, Leonardo Cazonatti Marcinko, destacou a importância de desconfiar de ofertas incomuns e preços muito baixos, orientando a checar a veracidade antes de realizar compras. A campanha também alertará para o perigo de produtos que prometem resultados milagrosos.
A ação será dividida em quatro fases, abordando diferentes tipos de golpes até dezembro, como venda de produtos inexistentes e cursos financeiros fraudulentos.
O combate a crimes cibernéticos faz parte do Plano Geral de Atuação (PGA) do MPSC, que foca em proteger os direitos dos consumidores.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J