Terça-feira, 24 de junho de 2025
Buscar
Fechar [x]
GERAL
24/05/2025 19h40

Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania repudia declarações difamatórias contra cidadã brasileira na Itália

O caso será acompanhado com atenção, em articulação com os órgãos competentes

Foto: reprodução

Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) manifesta seu mais veemente repúdio às declarações públicas, amplamente veiculadas na imprensa italiana e brasileira, proferidas pelo cidadão italiano Nunzio Bevilacqua, que imputam, de forma leviana, difamatória e sem qualquer respaldo probatório, a uma cidadã brasileira a participação em supostas práticas criminosas e rituais religiosos ofensivos.



As acusações divulgadas, além de atentarem contra a honra de uma mulher brasileira, reverberam discursos misóginos, xenofóbicos e marcadamente carregados de intolerância religiosa, que impactam não apenas a vítima direta, mas também a imagem e a dignidade da comunidade brasileira residente na Itália — em especial as mulheres migrantes.



O caso em questão, cuja motivação estaria inserida em disputa judicial privada relativa ao pagamento de pensão alimentícia, extrapola o campo pessoal e alcança dimensão pública e política, ao fomentar estereótipos discriminatórios e preconceituosos que ferem princípios fundamentais de direitos humanos e a dignidade da pessoa humana.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Este Ministério reafirma seu compromisso com a proteção dos direitos das mulheres, das pessoas migrantes e da liberdade religiosa, princípios estes consagrados na Constituição Federal e nos tratados internacionais de direitos humanos dos quais o Brasil é signatário. Reafirmamos, ainda, nossa solidariedade à cidadã brasileira injustamente exposta e violentada em sua honra, e às demais brasileiras que enfrentam contextos de discriminação e violência no exterior", diz a nota.



O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania acompanhará o caso com atenção, em articulação com os órgãos competentes, reafirmando que discursos de ódio, intolerância e violação de direitos não podem ser naturalizados nem permanecer impunes.



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J  


Fonte: redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.