Enxame foi encontrado durante reforma no telhado do auditório e transferido para um apiário na mata
Foto: Reprodução
Mais de 100 mil abelhas foram encontradas no telhado da Escola Estadual Martinho de Haro, no centro de São Joaquim, na Serra de Santa Catarina. A supercolmeia, com cerca de um metro quadrado, foi descoberta durante uma reforma na cobertura do auditório e retirada por uma empresa especializada.
A operação, que durou cerca de duas horas, foi realizada a 10 metros de altura com auxílio de um caminhão guindaste. O apicultor Joel Rosa, responsável pela ação, precisou de cinco baldes de 25 kg para armazenar todo o mel retirado — parte dele foi deixada como alimento para o enxame.
"Foi um dos maiores desafios da minha vida. Nunca imaginei retirar um enxame desse porte, nessa altura. É o que eu chamei de ‘mel de altitude’", comentou o apicultor.
Para garantir a segurança, a escola permaneceu com portas e janelas fechadas durante todo o processo. A maior preocupação da equipe era preservar a abelha rainha, o que foi feito com sucesso ao transferir cuidadosamente as crias para caixas especiais — o que levou a rainha, instintivamente, a migrar junto com as operárias.
O enxame foi levado para um apiário em meio à mata. Ninguém se feriu durante a retirada. “As abelhas são fundamentais para a vida. São elas que garantem a polinização das maçãs, das uvas e de tantas outras culturas. Proteger as abelhas é proteger o futuro da agricultura, é proteger a nossa própria existência”, reforçou Joel Rosa.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J