Segunda-feira, 18 de agosto de 2025
Buscar
Fechar [x]
GERAL
30/05/2025 08h59

Imposto de Renda 2025: hoje é o último dia para declaração

Receita também paga nesta sexta maior lote de restituição do IR da história

Foto: Joedson Alves/Agencia Brasil

Será encerrado nesta sexta-feira (30) o prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda 2025. Até a manhã do último dia, mais de 39 milhões de contribuintes já haviam enviado suas declarações à Receita Federal. A expectativa é de que o número final chegue a 46,2 milhões — ou seja, cerca de 7 milhões de brasileiros ainda precisam acertar as contas com o Fisco.



Especialistas alertam que quem ainda não reuniu todos os documentos deve, mesmo assim, enviar a declaração dentro do prazo. A entrega incompleta evita a aplicação de multa e permite que o contribuinte faça correções posteriormente. No entanto, vale um alerta: após o fim do prazo, não será mais possível alterar o modelo da declaração — de simplificada para completa, ou o contrário. Quem não declarar pode ter o CPF considerado irregular e enfrentar problemas para obter crédito ou documentos oficiais.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Restituição: primeiro lote é o maior da história



Também nesta sexta-feira (30), a Receita Federal libera o pagamento do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2025. Ao todo, 6.257.108 contribuintes receberão juntos mais de R$ 11 bilhões — valor recorde tanto em volume financeiro quanto em número de contemplados. O lote inclui também restituições residuais de anos anteriores.



Todo o montante será destinado a contribuintes com prioridade legal ou por critérios adotados neste ano. Veja como ficou a divisão:





  • 2.375.076 contribuintes usaram a declaração pré-preenchida e optaram por restituição via Pix;




  • 2.346.445 contribuintes têm entre 60 e 79 anos;




  • 1.096.168 têm como principal fonte de renda o magistério;




  • 240.081 têm mais de 80 anos;




  • 199.338 têm alguma deficiência ou doença grave.





A consulta ao lote foi liberada no último dia 23 e pode ser feita no site da Receita Federal, acessando a área “Meu Imposto de Renda”. O pagamento será depositado na conta ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração.



Caso a restituição não seja creditada por algum motivo, como conta desativada, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O agendamento pode ser feito pelo portal do banco ou por meio da Central de Relacionamento. Depois desse prazo, o contribuinte terá que solicitar o resgate diretamente pelo Portal e-CAC.



 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J  


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.