Receita também paga nesta sexta maior lote de restituição do IR da história
Será encerrado nesta sexta-feira (30) o prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda 2025. Até a manhã do último dia, mais de 39 milhões de contribuintes já haviam enviado suas declarações à Receita Federal. A expectativa é de que o número final chegue a 46,2 milhões — ou seja, cerca de 7 milhões de brasileiros ainda precisam acertar as contas com o Fisco.
Especialistas alertam que quem ainda não reuniu todos os documentos deve, mesmo assim, enviar a declaração dentro do prazo. A entrega incompleta evita a aplicação de multa e permite que o contribuinte faça correções posteriormente. No entanto, vale um alerta: após o fim do prazo, não será mais possível alterar o modelo da declaração — de simplificada para completa, ou o contrário. Quem não declarar pode ter o CPF considerado irregular e enfrentar problemas para obter crédito ou documentos oficiais.
Restituição: primeiro lote é o maior da história
Também nesta sexta-feira (30), a Receita Federal libera o pagamento do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2025. Ao todo, 6.257.108 contribuintes receberão juntos mais de R$ 11 bilhões — valor recorde tanto em volume financeiro quanto em número de contemplados. O lote inclui também restituições residuais de anos anteriores.
Todo o montante será destinado a contribuintes com prioridade legal ou por critérios adotados neste ano. Veja como ficou a divisão:
2.375.076 contribuintes usaram a declaração pré-preenchida e optaram por restituição via Pix;
2.346.445 contribuintes têm entre 60 e 79 anos;
1.096.168 têm como principal fonte de renda o magistério;
240.081 têm mais de 80 anos;
199.338 têm alguma deficiência ou doença grave.
A consulta ao lote foi liberada no último dia 23 e pode ser feita no site da Receita Federal, acessando a área “Meu Imposto de Renda”. O pagamento será depositado na conta ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração.
Caso a restituição não seja creditada por algum motivo, como conta desativada, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O agendamento pode ser feito pelo portal do banco ou por meio da Central de Relacionamento. Depois desse prazo, o contribuinte terá que solicitar o resgate diretamente pelo Portal e-CAC.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J