O historiador Rodrigo Rosa conversou com o Grupo Hiper de comunicação.
Hoje, sete de setembro, os brasileiros celebram o Dia da Independência do Brasil. Multidões de pessoas vão às ruas para marchar, os desfiles são uma forma de demonstrar o amor pela pátria e a união entre os brasileiros.
A data representa oficialmente quando o Brasil deixa de compor o Império Português e passa a ser uma nação. Segundo o historiador Rodrigo Rosa, a data é importante principalmente quando se remete a uma série de reflexos acontecidos nestes últimos 202 anos.
“A independência do Brasil reflete uma série de políticas ao longo destes dois séculos que vão semear a cabeça dos brasileiros, símbolos que vão trazer o conceito de unidade, seja a bandeira, seja o hino, o território, o idioma, a moeda nacional. Todos esses símbolos que nos acostumamos no dia a dia vão construindo um sentimento de pertencer à uma pátria, de ser brasileiro”.
Ainda segundo Rodrigo, o sentimento de pertencer a uma pátria nos fazem ser solidários em momentos de catástrofes.
“As enchentes no Rio Grande do Sul, por exemplo, os brasileiros sentiram a necessidade de acolher outros brasileiros. Esse é o espírito da independência, de fazer parte da nação brasileira e de ser brasileiro”.