Primeiro embarque sem Certificação Sanitária Internacional marca avanço na logística do setor
Nesta quinta-feira (5), o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, realizou o primeiro embarque experimental de filés frescos de tilápia aos Estados Unidos sem a necessidade da Certificação Sanitária Internacional (CSI). Foram exportadas 34 toneladas do pescado, marcando o início de um processo que visa reduzir de 48 horas para 36 horas o tempo entre a retirada do peixe da água no Brasil e sua chegada às prateleiras nos Estados Unidos.
A mudança no procedimento, anunciada em outubro, reflete a confiança internacional no sistema sanitário brasileiro. Agora, a liberação de cargas no aeroporto é feita em menos de cinco minutos, um avanço significativo em comparação às duas horas anteriormente necessárias.
“A desburocratização não compromete o controle de qualidade, já que seguimos rigorosamente as regras da Administração Federal de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos”, destacou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
O Brasil, segundo maior exportador de pescados para os EUA, espera incrementar as vendas e reduzir custos logísticos, oferecendo ao mercado norte-americano um produto mais fresco e competitivo. A medida também promete fortalecer a presença do filé de tilápia, principal produto brasileiro no setor de exportação de pescados.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J