Terça, 21 de maio de 2024
Buscar
Fechar [x]
GERAL
02/05/2024 07h17

Defesa Civil alerta para temporais com chuva intensa para o Sul de SC

Os acumulados de chuva entre quinta e sexta-feira ficarão entre 150 e 200 mm

Foto: Freepik/Ilustrativa.

A partir da madrugada da quinta-feira, dia 2 de maio, uma frente fria proveniente do Rio Grande do Sul está avançando sobre Santa Catarina, trazendo chuvas intensas e volumosas para o centro-sul do estado. As áreas de divisa com o estado gaúcho, especialmente o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, serão inicialmente afetadas pelas instabilidades. Ao longo do dia, essas condições climáticas se estenderão em direção ao Alto Vale do Itajaí e à Grande Florianópolis.

Na sexta-feira, dia 3, a frente fria permanecerá posicionada sobre Santa Catarina, mantendo a condição de chuva volumosa nas áreas destacadas em laranja no mapa. Além das chuvas intensas e volumosas, também são esperados temporais com descargas elétricas, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo.

 



 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os acumulados de chuva entre quinta e sexta-feira variarão entre 150 e 200 mm nas regiões do Extremo Oeste, Oeste e áreas do Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul que fazem divisa com o Rio Grande do Sul. Na metade norte do Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e nas áreas em laranja do Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, os volumes devem ficar em torno dos 100 mm. É importante ressaltar que as previsões meteorológicas podem divergir quanto à posição exata da frente fria, o que pode resultar em acumulados diferentes dos projetados, podendo ser tanto subestimados quanto superestimados. 

O risco é ALTO nas áreas em laranja para ocorrências como alagamentos, enxurradas, deslizamentos, destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica. O risco é MODERADO nas áreas em amarelo e BAIXO nas áreas em verde



Recomendações para a população:



Evite áreas sujeitas a alagamentos e evite atravessar ruas alagadas e pontilhões submersos. Em caso de temporais evite atividades ao ar livre, buscando abrigo em locais seguros. Lembre-se de permanecer atento aos Avisos e Alertas emitidos pela Defesa Civil.

 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J



 


Fonte: Redação com informações de Defesa Civil
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.